0
  • DE
  • EN
  • FR
  • International Database and Gallery of Structures

Advertisement

Mechanical and durability analysis of cementary matrix produced with low cement content (Análises mecânicas e de durabilidade em argamassas produzidas com baixo teor de cimento)

Author(s): ORCID
ORCID
Medium: journal article
Language(s): Portuguese
Published in: Ambiente Construído, , v. 24
DOI: 10.1590/s1678-86212024000100741
Abstract:

Alternativas vêm sendo estudadas com o intuito de minimizar os grandes impactos ambientais provenientes da produção do cimento e aço. Inclusive, adotando cimentos compostos, com incorporação de materiais alternativos, diminuindo a necessidade de cimento nas misturas. Por conseguinte, este trabalho estudou a viabilidade de incorporação de resíduos siderúrgicos no desempenho mecânico e de durabilidade de argamassas, avaliando a substituição parcial e total do Cimento Portland por escória granulada de alto-forno moída (EGAF) e resíduo proveniente do processo de Dessulfurização de Gases de Combustão (FGD). Os resultados encontrados mostram que a associação desses resíduos em substituição ao cimento melhorou cerca de 40% o desempenho mecânico das argamassas. Além de apresentarem um menor módulo de elasticidade e menor absorção de água por capilaridade, propriedades que aumentam significantemente a durabilidade das matrizes. Os resultados de lixiviação de contaminantes não apresentaram nenhum contaminante em quantidade prejudicial. Os estudos apresentados demonstram que a utilização de FGD e EGAF simultâneos para substituir o Cimento Portland foram satisfatórios, obtendo desempenhos mecânicos e de durabilidade superiores aos de referência, viabilizando a utilização desses resíduos na produção de argamassas com baixo teor de cimento.

Structurae cannot make the full text of this publication available at this time. The full text can be accessed through the publisher via the DOI: 10.1590/s1678-86212024000100741.
  • About this
    data sheet
  • Reference-ID
    10788843
  • Published on:
    20/06/2024
  • Last updated on:
    20/06/2024
 
Structurae cooperates with
International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE)
e-mosty Magazine
e-BrIM Magazine