0
  • DE
  • EN
  • FR
  • Base de données et galerie internationale d'ouvrages d'art et du génie civil

Publicité

Viabilidade do emprego de agentes retardadores em substituição aos desmoldantes convencionais na moldagem de concreto para aplicação de argamassas de revestimento

Auteur(s):

Médium: article de revue
Langue(s): portuguais
Publié dans: Ambiente Construído, , n. 4, v. 11
Page(s): 07-23
DOI: 10.1590/s1678-86212011000400002
Abstrait:

N presença do desmoldante na superfície estruturas de concreto armado pode dificultar a adesão da argamassa quando fresca, com posterior descolamento no estado endurecido. Este estudo tem por objetivo explorar o potencial de uso de agentes retardadores em substituição aos desmoldantes convencionais na moldagem de concreto para a obtenção de superfícies com maior capacidade de ancoragem das argamassas. A viabilidade do uso de agentes retardadores foi verificada determinando-se de modo comparativo a resistência de aderência à tração da argamassa e do chapisco aplicados sobre placas de concreto moldadas com formas de madeira plastificada tratadas com agente retardador e com desmoldante convencional. O ensaio de aderência mostrou que a utilização de produtos retardadores possibilitou maior facilidade para a remoção da camada superficial do concreto, resultando em um aumento de rugosidade e absorção superficial. Posteriormente, foram avaliados produtos retardadores existentes no mercado para os quais foram observados desempenho na aplicação sobre as formas, impacto dos produtos na saúde do trabalhador e no meio ambiente. O estudo mostrou que o uso de desmoldante retardador pode ser uma técnica viável para evitar os problemas de descolamento do revestimento aplicado sobre superfícies de concreto.

Structurae ne peut pas vous offrir cette publication en texte intégral pour l'instant. Le texte intégral est accessible chez l'éditeur. DOI: 10.1590/s1678-86212011000400002.
  • Informations
    sur cette fiche
  • Reference-ID
    10413062
  • Publié(e) le:
    08.02.2020
  • Modifié(e) le:
    08.02.2020
 
Structurae coopère avec
International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE)
e-mosty Magazine
e-BrIM Magazine