• DE
  • EN
  • FR
  • Base de données et galerie internationale d'ouvrages d'art et du génie civil

Publicité

Proposta e verificação de novo método para melhoria de índice de qualidade de segregação de resíduos da construção civil

Auteur(s):



Médium: article de revue
Langue(s): pt 
Publié dans: Revista de Engenharia Civil IMED, , n. 1, v. 7
Page(s): 20
DOI: 10.18256/2358-6508.2020.v7i1.3328
Abstrait:

A indústria da construção civil é um dos setores da economia que apresenta os maiores índices de geração de resíduos. É de suma importância a correta gestão destes resíduos. Medidas para a avaliação da qualidade desta segregação auxiliam na tomada de decisão do gerador de resíduos. Os poucos métodos de avaliação existentes contam com grande subjetividade. Objetivou-se aprimorar um índice de qualidade de segregação (IQS) já existente em um software de gerenciamento de resíduos da construção civil, denominado Waste Manager (WM), com a proposição de um novo método para avaliar a qualidade da segregação das caçambas para a destinação final. Foram analisados dados do gerenciamento de resíduos de uma obra existentes no software WM e foram feitos levantamentos da real situação das caçambas. O novo método foi proposto adicionando dados de densidade das caçambas e não conformidades observadas. Além disso, este novo método foi aplicado à realidade da obra estudada e os resultados foram comparados ao método já existente. Foi possível concluir que o novo método é mais criterioso, além de representar mais a realidade das caçambas, visto que a avaliação passa a ser menos subjetiva, recomendando-se, portanto, sua aplicação nas obras para a determinação do IQS.

License:

Cette oeuvre a été publiée sous la license Creative Commons Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Il est autorisé de partager et adapter l'oeuvre tant que l'auteur est crédité et la license est indiquée (avec le lien ci-dessus). Vous devez aussi indiquer si des changements on été fait vis-à-vis de l'original.

  • Informations
    sur cette fiche
  • Reference-ID
    10506718
  • Publié(e) le:
    25.11.2020
  • Modifié(e) le:
    25.11.2020