• DE
  • EN
  • FR
  • Base de données et galerie internationale d'ouvrages d'art et du génie civil

Publicité

Modelos de avaliação pré-construção em empreendimentos habitacionais de interesse social: uma revisão sistemática da literatura

Auteur(s):

Médium: article de revue
Langue(s): pt 
Publié dans: PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, , n. 4, v. 8
Page(s): 286-300
DOI: 10.20396/parc.v8i4.8650238
Abstrait:

O presente estudo realiza uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para mapear métodos e pesquisas existentes sobre análise e avaliação de projetos habitacionais de interesse social que possam ser aplicados como Avaliação Pré-Construção. O trabalho tem como motivação a constatação amplamente divulgada sobre a falta de qualidade arquitetônica e urbana em empreendimentos de habitação de interesse social, como os realizados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, sobretudo na sua primeira e segunda fase. Nesse sentido, busca-se no estudo dos métodos de análise e de avaliação diretrizes que possam contribuir para melhorar a qualidade das relações urbanas nas habitações sociais no país. Destarte, o trabalho realiza uma RSL que tem como base os seguintes indexadores: a plataforma Scielo (Scientific Electronic Library Online), Scopus, Web of Science, Science Direct, o Google Scholar e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Considerando os resultados, verifica-se que as publicações e estudos sobre esse assunto ainda são escassos na literatura analítica nessa área, de modo geral, faltam referências, protocolos e parâmetros para a avaliação de projetos e sua relação com o espaço urbano antes da etapa de construção, especialmente quando considerado o caso brasileiro. Vê-se, portanto, potencial para o desenvolvimento de pesquisas e do conhecimento metodológico no campo que denominamos como Avaliação Pré-Construção (APC), sobretudo quando considerada a demanda nacional por habitações destinadas à população de menor renda.

License:

Cette oeuvre a été publiée sous la license Creative Commons Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Il est autorisé de partager et adapter l'oeuvre tant que l'auteur est crédité et la license est indiquée (avec le lien ci-dessus). Vous devez aussi indiquer si des changements on été fait vis-à-vis de l'original.

Publicité

  • Informations
    sur cette fiche
  • Reference-ID
    10411893
  • Publié(e) le:
    12.02.2020
  • Modifié(e) le:
    12.02.2020