• DE
  • EN
  • FR
  • Base de données et galerie internationale d'ouvrages d'art et du génie civil

Publicité

A extração e caracterização da água de poro nos estudos de durabilidade de armaduras de concreto usando técnicas eletroquímicas

Auteur(s):



Médium: article de revue
Langue(s): pt 
Publié dans: Revista de Engenharia Civil IMED, , n. 1, v. 7
Page(s): 56
DOI: 10.18256/2358-6508.2020.v7i1.3359
Abstrait:

A água de poro de compósitos cimentícios hidratados pode fornecer uma grande quantidade de informações sobre aspectos relacionados à sua composição ou sua hidratação. Ainda, sua correta extração e caracterização pode permitir a realização de estudos adequados de durabilidade associados ao compósito ou à armadura metálica, o que pode permitir a economia de recursos e tempo. A extração da água de poro não apresenta procedimento normalizado, porém deve ser realizada com cuidados específicos, e sua composição consiste principalmente de hidróxidos de sódio, potássio e cálcio, o que garante seu elevado pH. Considerando que a água de poro está presente no interior do compósito cimentício hidratado e algumas vezes em contato direto com a armadura, ela deve ser considerada na análise da dinâmica desse sistema. Nesse contexto, o presente artigo apresenta uma breve revisão sobre aspectos relacionados à água de poro (sua extração e caracterização), bem como sobre sua aplicação em estudos de corrosão de armaduras através de técnicas eletroquímicas, uma vez que tal metodologia apresenta relativa facilidade de execução e seus resultados são muito próximos da realidade de armaduras embutidas em concretos.

License:

Cette oeuvre a été publiée sous la license Creative Commons Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Il est autorisé de partager et adapter l'oeuvre tant que l'auteur est crédité et la license est indiquée (avec le lien ci-dessus). Vous devez aussi indiquer si des changements on été fait vis-à-vis de l'original.

  • Informations
    sur cette fiche
  • Reference-ID
    10506720
  • Publié(e) le:
    25.11.2020
  • Modifié(e) le:
    25.11.2020