0
  • DE
  • EN
  • FR
  • Base de données et galerie internationale d'ouvrages d'art et du génie civil

Publicité

Comportamento de estacas escavadas compostas de solocimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas a partir de provas de carga estática

Auteur(s):



Médium: article de revue
Langue(s): portuguais
Publié dans: Ambiente Construído, , n. 3, v. 12
Page(s): 147-157
DOI: 10.1590/s1678-86212012000300011
Abstrait:

A utilização de resíduos e subprodutos industriais na construção civil apresenta-se como uma alternativa efetiva para diminuição do impacto ambiental deste setor. O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar a viabilidade do emprego de solo-cimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas em estacas escavadas (SCR) para utilização em habitação unifamiliar. Inicialmente foi definida uma mistura ótima com os materiais que constituiriam as estacas. A mistura que melhor atendeu as características de resistência e trabalhabilidade foi àquela composta por 50% de resíduo de beneficiamento de pedras preciosas e 50% de solo, com 10% de teor de cimento Portland, em relação a massa seca dos materiais. Para os ensaios de campo foram executadas três estacas escavadas de 0,23m de diâmetro e 3 metros de profundidade. Os resultados obtidos através das provas de carga estática foram comparados a resultados de estacas escavadas com mesmas características geométricas e compostas por concreto convencional. O estudo concluiu que o emprego da mistura de solo-cimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas em estacas escavadas moldadas in loco é tecnicamente viável, uma vez que apresentam capacidade de carga semelhante às executadas com concreto convencional. Além disso, a partir da análise de custos, onde se comparou o valor de execução para estacas de concreto e estacas de solo-cimento e resíduo, verificou-se que o custo final de uma estaca escavada produzida com a mistura proposta apresenta uma economia de 38%, se comparado ao custo final de uma estaca escavada composta por concreto convencional.

Structurae ne peut pas vous offrir cette publication en texte intégral pour l'instant. Le texte intégral est accessible chez l'éditeur. DOI: 10.1590/s1678-86212012000300011.
  • Informations
    sur cette fiche
  • Reference-ID
    10413023
  • Publié(e) le:
    12.02.2020
  • Modifié(e) le:
    12.02.2020
 
Structurae coopère avec
International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE)
e-mosty Magazine
e-BrIM Magazine