0
  • DE
  • EN
  • FR
  • Base de données et galerie internationale d'ouvrages d'art et du génie civil

Publicité

Comparison of the reactivity of comminuted red ceramic waste and calcined pottery raw material (Comparação da reatividade de resíduo de cerâmica vermelha cominuído e matéria-prima de olaria calcinada)

Auteur(s): ORCID
ORCID
ORCID
Médium: article de revue
Langue(s): portuguais
Publié dans: Ambiente Construído, , n. 4, v. 23
Page(s): 255-272
DOI: 10.1590/s1678-86212023000400702
Abstrait:

A potencialidade do uso de argila calcinada como material cimentício suplementar (MCS) decorre da disponibilidade global de matérias-primas argilosas. A calcinação desidroxila a caulinita e forma uma matriz amorfa reativa. O teor de caulinita nas matérias-primas é um pré-indicador da possível reatividade pós calcinação. Na indústria de cerâmica vermelha, a matéria-prima é composta predominantemente de argilominerais e quartzo. Os produtos sinterizados descartados nesse setor, denominados resíduo de cerâmica vermelha (RCV), apresentam, após cominuição, capacidade de reagir com cal a depender do teor de caulinita contido na matéria-prima e de suas características físico-químicas e mineralógicas. Neste trabalho foi realizada a comparação da reatividade de duas amostras de argilas calcinadas provenientes de matérias-primas de diferentes polos ceramistas, com distintos teores de caulinita, com os respectivos RCVs. Os ensaios dereatividade foram: Chapelle modificado, Frattini,teste R³ eíndice de desempenho (ID), com variação do tipo de cimento Portland. A reatividade foi dependente do teor de caulinita contido na matéria-prima e da área superficial específica BET do material calcinado cominuído. A análise dos resultados indicou pouca influência do tratamento térmico na reatividade dos materiais calcinados.

Structurae ne peut pas vous offrir cette publication en texte intégral pour l'instant. Le texte intégral est accessible chez l'éditeur. DOI: 10.1590/s1678-86212023000400702.
  • Informations
    sur cette fiche
  • Reference-ID
    10745280
  • Publié(e) le:
    28.10.2023
  • Modifié(e) le:
    28.10.2023
 
Structurae coopère avec
International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE)
e-mosty Magazine
e-BrIM Magazine