• DE
  • EN
  • FR
  • Base de données et galerie internationale d'ouvrages d'art et du génie civil

Publicité

Avaliação do escorrimento e da resistência à tração na compressão diametral de uma mistura tipo SMA com adição de cal cálcica e fibra de vidro tipo E

Auteur(s):

Médium: article de revue
Langue(s): pt 
Publié dans: Revista de Engenharia Civil IMED, , n. 1, v. 7
Page(s): 135
DOI: 10.18256/2358-6508.2020.v7i1.3552
Abstrait:

Com a crescente demanda por estruturas que suportam elevados volumes de tráfego, excesso de carga, melhor desempenho e menor necessidade de intervenções para reparos ou manutenções, é necessário que novos materiais sejam estudados ou desenvolvidos para sanar tais necessidades. Dentre as misturas asfálticas usinadas a quente, pode-se destacar a Stone Matrix Asphalt (SMA) que foi desenvolvida e melhorada ao longo do tempo para atender rodovias com pesado volume de tráfego. Neste trabalho, foram analisados os efeitos da adição da cal hidratada sobre a resistência à tração da mistura SMA e o efeito da utilização da fibra de vidro tipo E na mitigação do escorrimento do ligante betuminoso. Utilizou-se ligante asfáltico modificado por polímero (CAP 60/85-E), fibra de vidro tipo E, areia artificial, agregado basáltico e cal. Os corpos de prova foram submetidos aos ensaios para definição dos parâmetros Marshall, ensaio de escorrimento (Schellemberg) e resistência à tração por compressão diametral. O teor de ligante foi fixado em 7% devido aos resultados obtidos nos parâmetros Marshall. No ensaio de escorrimento foi observado teor adequado para a mistura com 0,5% fibra de vidro. Já no ensaio de resistência à tração foi constatada perda de resistência do teor de 1,5% de cal quando comparado a 1%, entretanto ambos percentuais apresentaram resistência superior ao prescrito pela ET-DE-P00/031.

License:

Cette oeuvre a été publiée sous la license Creative Commons Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Il est autorisé de partager et adapter l'oeuvre tant que l'auteur est crédité et la license est indiquée (avec le lien ci-dessus). Vous devez aussi indiquer si des changements on été fait vis-à-vis de l'original.

  • Informations
    sur cette fiche
  • Reference-ID
    10506719
  • Publié(e) le:
    25.11.2020
  • Modifié(e) le:
    02.06.2021