• DE
  • EN
  • FR
  • Base de données et galerie internationale d'ouvrages d'art et du génie civil

Publicité

Aspectos indicadores de qualidade ambiental nos espaços abertos de jardins zoológicos: estudo de percepção no Parque Zoológico da FZB/RS

Auteur(s):

Médium: article de revue
Langue(s): pt 
Publié dans: Ambiente Construído, , n. 4, v. 19
Page(s): 79-94
DOI: 10.1590/s1678-86212019000400344
Abstrait:

Resumo As funções de educação e entretenimento ao público, presentes nos jardins zoológicos atuais, demandam ambientes dinâmicos e prazerosos, capazes de permitir uma formação completa do indivíduo. É essencial para que a experiência seja educativa e memorável ir ao encontro dos interesses do público e proporcionar um espaço qualificado. No entanto, há carência de estudos que abordem a qualidade espacial nessas instituições, baseados em avaliações envolvendo as pessoas que utilizam o espaço. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo investigar os aspectos físico-espaciais que influenciam na qualidade dos espaços abertos de jardins zoológicos, a partir da percepção dos seus visitantes. Inserido nas áreas de estudo das relações ambiente-comportamento e da avaliação pós-ocupação, o trabalho adota uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa e é conduzido a partir de um estudo de caso, o Parque Zoológico da FZB/RS, localizado em Sapucaia do Sul, Brasil. A satisfação dos visitantes é considerada como medida de desempenho ambiental. Como resultado foram identificados os principais aspectos físico-espaciais que mais influenciam na satisfação dos visitantes, sendo eles agradabilidade, organização e interesse do espaço, instalações de apoio aos visitantes e naturalidade do espaço.

License:

Cette oeuvre a été publiée sous la license Creative Commons Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Il est autorisé de partager et adapter l'oeuvre tant que l'auteur est crédité et la license est indiquée (avec le lien ci-dessus). Vous devez aussi indiquer si des changements on été fait vis-à-vis de l'original.

Publicité

  • Informations
    sur cette fiche
  • Reference-ID
    10412527
  • Publié(e) le:
    12.02.2020
  • Modifié(e) le:
    12.02.2020