0
  • DE
  • EN
  • FR
  • Internationale Datenbank und Galerie für Ingenieurbauwerke

Anzeige

Técnicas para monitorar a abertura de fissura e a posição da linha neutra em vigas de concreto reforçado com fibras de aço submetidas à flexão

Autor(en):



Medium: Fachartikel
Sprache(n): Portugiesisch
Veröffentlicht in: Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, , n. 1, v. 2
Seite(n): 59-84
DOI: 10.1590/s1983-41952009000100004
Abstrakt:

Neste trabalho, três diferentes técnicas para medir e monitorar a abertura de fissura e a posição da linha neutra são investigadas, sendo elas: strain gauges, análise digital de imagens e transdutores de deslocamento. Foram ensaiadas à flexão vigas de concreto reforçado com fibras de aço, nas quais foram monitoradas as cargas, os deslocamentos, as deformações à compressão, a abertura de fissura e a posição da linha neutra. Para as técnicas dos transdutores de deslocamento e da análise digital de imagens são apresentadas formulações matemáticas que devem ser empregadas para a correção dos valores de abertura de fissura e posição da linha neutra em função do deslocamento e do giro da viga durante o ensaio de flexão. Os resultados mostraram que as técnicas do strain gauges e dos transdutores de deslocamento foram mais eficientes para monitorar a posição da linha neutra. Na técnica da análise digital de imagens observou-se que um pequeno erro na medição das deformações nos pontos da grade de referência colada na lateral da viga ocasionou um grande erro no valor da posição da linha neutra medido. A abertura de fissura só foi possível ser medida por meio das técnicas dos transdutores de deslocamento e da análise digital de imagens, sendo que ambas apresentaram bons resultados. Verificou-se que a melhor técnica para monitorar tanto a posição da linha neutra quanto a abertura de fissura foi a dos transdutores de deslocamento, além de ser a técnica que apresenta maior facilidade de aplicação.

Structurae kann Ihnen derzeit diese Veröffentlichung nicht im Volltext zur Verfügung stellen. Der Volltext ist beim Verlag erhältlich über die DOI: 10.1590/s1983-41952009000100004.
  • Über diese
    Datenseite
  • Reference-ID
    10413702
  • Veröffentlicht am:
    08.02.2020
  • Geändert am:
    08.02.2020
 
Structurae kooperiert mit
International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE)
e-mosty Magazine
e-BrIM Magazine