• DE
  • EN
  • FR
  • Internationale Datenbank und Galerie für Ingenieurbauwerke

Anzeige

Montagem e validação de um banco de dados climáticos para fins de avaliação do efeito da temperatura no desempenho de pavimentos flexíveis

Autor(en):

Medium: Fachartikel
Sprache(n): pt 
Veröffentlicht in: Revista de Engenharia Civil IMED, , n. 1, v. 4
Seite(n): 3
DOI: 10.18256/2358-6508/rec-imed.v4n1p3-18
Abstrakt:

Há um limitado número de bases de dados climáticos históricos para estações brasileiras disponíveis para a modelagem do comportamento mecânico de pavimentos flexíveis; nenhum que contemple todos os parâmetros necessários para o uso com modelos de previsão de desempenho destes materiais. O objetivo deste trabalho foi o de compilar um banco de dados climáticos para uso com o método de dimensionamento da AASHTO – um dos mais completos pacotes de dimensionamento mecanísticos para pavimentos flexíveis da atualidade. O método necessita longas séries históricas com parâmetros específicos para a projeção do clima ao longo da vida de serviço dos pavimentos dimensionados. Para tanto, foi feita a criação de um arquivo HCD (hourly climatic data) para as cidades de Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, possibilitando a utilização do software da AASHTO – Pavement ME Design. O arquivo HCD foi montado com dados disponibilizados pelo INMET. Após a compilação dos dados, foram determinados os parâmetros adicionais necessários (e.g. incidência de luz nos pavimentos). Os resultados das análises mostram que os resultados para Porto Alegre foram coerentes e com significativas diferenças para as estações norte-americanas que podem ser usadas na falta de dados locais (Miami e Savannah). Após as análises de consistência foi realizada uma análise de sensibilidade com variação de ±5% da temperatura média, para avaliação do desempenho dos pavimentos frente a variação de temperatura. Os resultados demonstraram que um aumento de 5% na temperatura média é capaz de aumentar em até 12% o afundamento de trilha de rodas nas cidades testadas.

Lizenz:

Dieses Werk wurde unter der Creative-Commons-Lizenz Namensnennung 4.0 International (CC-BY 4.0) veröffentlicht und darf unter den Lizenzbedinungen vervielfältigt, verbreitet, öffentlich zugänglich gemacht, sowie abgewandelt und bearbeitet werden. Dabei muss der Urheber bzw. Rechteinhaber genannt und die Lizenzbedingungen eingehalten werden.

Anzeige

  • Über diese
    Datenseite
  • Reference-ID
    10412106
  • Veröffentlicht am:
    07.02.2020
  • Geändert am:
    07.02.2020