0
  • DE
  • EN
  • FR
  • Internationale Datenbank und Galerie für Ingenieurbauwerke

Anzeige

A influência das dimensões de mantas de fibras de carbono no comportamento de vigas de concreto armado reforçadas à flexão

Autor(en):


Medium: Fachartikel
Sprache(n): Portugiesisch
Veröffentlicht in: Revista de Engenharia Civil IMED, , n. 1, v. 7
Seite(n): 39
DOI: 10.18256/2358-6508.2020.v7i1.3333
Abstrakt:

É comum a necessidade de se reforçar um elemento estrutural, uma vez que ele nem sempre é capaz de suportar um aumento na carga aplicada para a qual este foi inicialmente projetado. Assim, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo da técnica de reforço estrutural à flexão, com material compósito à base de fibras de carbono em vigas de concreto armado. Também, verificar mudanças de comportamento das vigas reforçadas ao utilizar diferentes camadas e geometrias desse material, o qual agrega elevados valores de resistência sem grandes alterações da seção transversal do elemento. Para que os objetivos deste trabalho fossem atingidos, realizou-se um programa experimental que consistiu na realização de ensaios à flexão por três pontos, em quatro vigas. Uma sem reforço, utilizada como parâmetro de comparação e outras três vigas reforçadas com uma, duas e três camadas de manta de fibras de carbono, possuindo, estas, diferentes larguras, mas com mesma área da seção transversal do reforço. De acordo com os resultados experimentais obtidos, percebeu-se que é evidente o aumento de resistência e rigidez das vigas reforçadas em relação à viga testemunho. Constatou-se, também, que a medida que se aumentou o número de camadas de reforço, com consequente redução da sua largura para manter a mesma área de seção transversal, houve redução na carga de ruptura. Ademais, constatou-se que o modo de falha por descolamento do reforço do substrato de concreto é preponderante em relação aos modos de falha típicos de vigas reforçadas à flexão.

Lizenz:

Dieses Werk wurde unter der Creative-Commons-Lizenz Namensnennung 4.0 International (CC-BY 4.0) veröffentlicht und darf unter den Lizenzbedinungen vervielfältigt, verbreitet, öffentlich zugänglich gemacht, sowie abgewandelt und bearbeitet werden. Dabei muss der Urheber bzw. Rechteinhaber genannt und die Lizenzbedingungen eingehalten werden.

  • Über diese
    Datenseite
  • Reference-ID
    10506728
  • Veröffentlicht am:
    25.11.2020
  • Geändert am:
    02.06.2021
 
Structurae kooperiert mit
International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE)
e-mosty Magazine
e-BrIM Magazine