^ Análise da influência do tempo e da trajetória do olhar na probabilidade de ofuscamento em ambientes de escritório | Structurae
0
  • DE
  • EN
  • FR
  • Internationale Datenbank und Galerie für Ingenieurbauwerke

Anzeige

Análise da influência do tempo e da trajetória do olhar na probabilidade de ofuscamento em ambientes de escritório

Autor(en):


Medium: Fachartikel
Sprache(n): Portugiesisch
Veröffentlicht in: Ambiente Construído, , n. 4, v. 20
Seite(n): 23-39
DOI: 10.1590/s1678-86212020000400458
Abstrakt:

Quantificar e caracterizar a percepção do brilho na atividade visual ainda é um desafio nas pesquisas, por se tratar de um parâmetro relativo à posição ativa do ocupante. O objetivo desta pesquisa foi considerar o usuário dinâmico em ambientes de trabalho, verificando a influência do tempo de visualização e da direção do olhar na redução da probabilidade de ofuscamento. Os dados foram levantados em um ambiente real com 26 participantes, monitorados enquanto realizaram atividades comuns em escritórios. As movimentações do olhar foram registradas usando óculos eye-tracker. Através de imagens high dynamic range (HDR) foram mapeados os brilhos das superfícies e obtida a probabilidade de ofuscamento (DGP). Esses dados foram correlacionados com as respostas de satisfação dos usuários, obtida por meio de questionários. Constatou-se que, ao realizar uma tarefa, o usuário mantém seu olhar fixo no plano de trabalho e, durante períodos de pausa, o olhar tornou-se mais disperso. As aberturas foram visualizadas, principalmente, quando localizadas no plano de fundo da tarefa ou quando suas luminâncias foram menores. Concluiu-se que os valores de DGP ponderado estiveram mais próximos dos votos de satisfação manifestados pelos participantes, ressaltando a importância de considerar as direções de visão e o tempo de visualização nesta avaliação.

Lizenz:

Dieses Werk wurde unter der Creative-Commons-Lizenz Namensnennung 4.0 International (CC-BY 4.0) veröffentlicht und darf unter den Lizenzbedinungen vervielfältigt, verbreitet, öffentlich zugänglich gemacht, sowie abgewandelt und bearbeitet werden. Dabei muss der Urheber bzw. Rechteinhaber genannt und die Lizenzbedingungen eingehalten werden.

  • Über diese
    Datenseite
  • Reference-ID
    10446492
  • Veröffentlicht am:
    10.10.2020
  • Geändert am:
    02.06.2021