0
  • DE
  • EN
  • FR
  • Internationale Datenbank und Galerie für Ingenieurbauwerke

Anzeige

Alternativa sustentável para destinação de resíduos de construção classe A: sistemática para reciclagem em canteiros de obras

Autor(en):


Medium: Fachartikel
Sprache(n): Portugiesisch
Veröffentlicht in: Ambiente Construído, , n. 3, v. 10
Seite(n): 23-40
DOI: 10.1590/s1678-86212010000300002
Abstrakt:

A indústria da construção civil apresenta-se como um dos segmentos industriais mais críticos no que se refere aos impactos ambientais, sendo o principal gerador de resíduos sólidos da sociedade. Neste sentido, a cidade de Salvador, Bahia, é caracterizada pela geração de grande volume de resíduos de construção civil, pelo esgotamento das áreas para recepção dos resíduos gerados pela atividade construtiva e pela inexistência de áreas de transbordo, de triagem e de usinas para reciclagem. O presente trabalho apresenta uma proposta de sistematização para o processo de reciclagem de resíduos de construção classe A em canteiros de obra, considerando aspectos técnicos, econômicos e ambientais. O processo de reciclagem foi estruturado e validado por meio da realização de três estudos de caso de experiência de reciclagem em canteiros de obra de Salvador, utilizando equipamento móvel de britagem. Foram desenvolvidos um fluxograma e um procedimento operacional para apoiar a realização da reciclagem nos canteiros, assim como foram gerados parâmetros para avaliação do referido processo. Este trabalho mostra o potencial da reciclagem em canteiros de obras como uma alternativa para a destinação dos resíduos de construção civil, indicando ações que facilitem a adoção dessa prática, de forma a contribuir para a redução dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos resíduos de construção.

Structurae kann Ihnen derzeit diese Veröffentlichung nicht im Volltext zur Verfügung stellen. Der Volltext ist beim Verlag erhältlich über die DOI: 10.1590/s1678-86212010000300002.
  • Über diese
    Datenseite
  • Reference-ID
    10413140
  • Veröffentlicht am:
    08.02.2020
  • Geändert am:
    08.02.2020
 
Structurae kooperiert mit
International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE)
e-mosty Magazine
e-BrIM Magazine